sábado, 27 de outubro de 2012

Sábado

Lá fomos nós outra vez até à Pro Runner, desta vez, e como o António Nascimento não estava, o treino foi dado pelo também atleta, e responsável da loja, Ricardo Arraias.
Começámos um bocadinho mais forte que o costume, mas consegui-me aguentar até ao km 6,5, mais coisa menos coisa, o que foi muito bom quando olhamos para a média final, abaixo dos 5 minutos por Km...foi histórico para mim, tendo em conta que ainda estava dorida do treino de quinta feira, eh,eh,eh.






Dados do treino

Km - 10.8
Tempo - 53.31
Calorias - 734
Ritmo - 4.56
Mais trabalhos forçados...






Na quinta feira,. lá fomos nós em direcção à Pro Runner para mais um treino, e aproveitar para fazer o teste da passada, que a Adidas estava a fazer na loja.
Fiquei a saber que tenho uma passada neutra.
Existem 3 tipos de passada, a Pronadora, em que a passada começa com o  movimento pela parte interna do calcanhar, apoiando-se na borda interna do pé, e concentrando o impulso na área do dedo grande. Geralmente  as pessoas com pé chato realizam este tipo de passada e necessitam de ténis com estabilidade para correr. 
A  Supinadora, em que  se apoia a parte externa do calcanhar com mais intensidade, seguindo o movimento pela borda externa do pé e concentrando o impulso nos últimos dedos. Ocorre geralmente em quem tem o  pé cavado, e necessitam de ténis com mais amortecimento para treinar.
E por fim a passada Neutra, que começa no calcanhar, o pé percorre o solo de modo mais uniforme e o impulso é dado pelo apoio dos três primeiros dedos. Apesar de o meu pé ser cavo, é esta a minha passada.
É importante conhecermos a nossa passada na hora de comprar os ténis, pois cada passada necessita de uma exigência diferente nos ténis.

Mal chegámos à loja, caiu uma carga de água, e os nossos treinadores, decidiram que iríamos fazer o treino, ali, no mini ginásio que a loja tem, está-se mesmo a ver, tratamento vip, ele foi exercícios com o peso do nosso corpo, na passadeira, com pesos, nos malfadados elásticos que estão na imagem, na bola de pilates,  abdominais, prancha, e sei lá mais o quê...Foi uma hora de sofrimento, eh,eh,eh.
Para terminar uma sessão de alongamentos, daquelas que parecemos contorcionistas.
Já sei que 2 dias depois é que vão chegar as dores, ai,ai,ai.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Com holofotes


Ontem foi dia de voltar ao EUL, e desta vez, fiz questão de começarmos a correr, para o lado contrário ao habitual, só para variar...
Foi um treino que me soube para lá de bem, não sei se o facto de o meu dia de trabalho me ter deixado  super irritada, ou se foi apenas um dia bom, o certo é que não me senti cansada, e terminei o treino cheia de energia.
Foi a primeira vez desde que voltei às corridas(Junho), que corri de noite, e neste caso o estádio já estava todo iluminado, foi gira, esta perspectiva do EUL, depois de anoitecer...


Dados do treino

Km - 11.21
Tempo - 57.47
Calorias - 754
Ritmo - 5.09

terça-feira, 23 de outubro de 2012

domingo, 21 de outubro de 2012

As dores...

Sábado, rumámos até à Pro Runner, para participarmos em mais um treino dado pelo António Nascimento.
Começámos com o aquecimento, alongamentos, e alguns exercícios de força. Desta vez, a corrida iria ser de 10 km, para o 1º grupo, a uma média de 5.30, porreiro, pensei eu, se cumprirem este ritmo, dá perfeitamente para os acompanhar.
E foi o que aconteceu, corremos a um ritmo bem confortável para mim, até podia ter dado um pouco mais, acabámos os 10 km em 55m 56s.
Mais uma aula de alongamentos no final...daquelas em quase parecemos uns contorcionistas :)
E as dores perguntam vocês? 
Pois, as dores chegaram no domingo, dores nos glúteos e nos grandes adutores, mas que raio, de onde é que isto saiu? 
O treino não foi duro, os alongamentos, são para relaxar, não para magoar!?!
Até que me lembrei, os exercícios de força, esses malvados que não temos praticado...
Doía tanto...(Somos uns fraquinhos).
As dores, e a fraca chuvinha que se fazia sentir, não me deixaram fazer o treino habitual de BTT, o que significa, que esta semana as corridas vão ser a dobrar...
Foi um domingo de preguiça completa.



Dados do treino de sábado

Km -10.9
Tempo - 55m 56s
Calorias - 738
Ritmo - 5.06

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Envergonhada

É assim que me sinto!!!

Uma semana de chuva e só treino um dia? Um mísero dia?
Alguma coisa tem de mudar...

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Portugal Race 2012

Ao tempo que queríamos participar numa prova destas, mas por uma ou outra razão, ainda não nos tinha sido possível experimentar, nada deste género.
Portanto, assim que nos surgiu esta oportunidade, nem pensámos 2 vezes.
A prova, considerada desporto aventura, consistia em 16 km de BTT, 7.5 km de canoagem e 11 km de trail, tudo isto feito em equipa, e totalmente guiado por GPS.
Para nós o que mais nos preocupava, era a canoagem, obviamente por questões fisicas, pois é uma modalidade a que não estamos habituados, e acabámos por fazer poucos treinos específicos.
Quando nos foi disponibilizado o track da prova, mais uma preocupação, o percurso de BTT, teria mais descidas, e o de corrida mais subidas, o contrário das minhas preferências, pois claro...

Obviamente a noite anterior à corrida não foi bem dormida, e o nervoso miudinho teimava em não desaparecer.
Saímos da Golegã, onde tinhamos ficado em casa do Miguel.
A Nucha era para ser a dupla do Miguel, mas uma lesão no joelho, levou-a a ter que desistir, e assim o Miguel acabou por fazer a prova com o Cerdeira, um Amigo destas andanças.
Levantamento dos dorsais, briefing da organização, cafézinho da ordem, aquecimento, e ás 10h partida.
Eram 11 equipas masculinas e 9 mistas.
Arrancámos numa boa posição e sem grandes problemas, e fomos sempre junto de uma equipa mista, ainda passámos o Miguel e o Cerdeira, que tinham perdido o GPS (caíu 2 vezes). O percurso era técnico e com muita pedra, tanto a subir como a descer, nas subidas eu ultrapassava a rapariga da outra equipa, mas a descer, lá ela passava por mim...Eu sabia que ainda havia de perder uma prova por causa do medo que tenho de descer,lol.
Na descida final para a barragem, longa e cheia de calhau, ainda passaram por mim, umas 3 equipas, todas masculinas, incluindo o Miguel e o Cerdeira.

A transição da bike para a canoagem, até correu bem...Não fosse já estarmos a arrancar, quando vi que não tinhamos os coletes vestidos, foi só um contratempo...
O pior foi depois, paguear não é para mim ;) Primeiro que atinasse que temos de remar do lado contrário, para onde queremos que vá a canoa...ups...ou será o contrário? ai,ai,ai, foi duro.
O gajo lá atrás, (sim que quem vai atrás é o mais pesado, e quem tem mais experiência, para direcionar correctamente o bicho), esteve por várias vezes tentado a dar-me com a pagaia na cabeça, ainda não percebi porque não o fez,lol. Foi já quase no final, que finalmente consegui atinar com aquilo, e já íamos num ritmo certinho, foram 60 minutos a remar, até fiz bolhas nas mãos, e levava as luvas do BTT.
Mas o objectivo foi cumprido, pois conseguimos não ir ao banho, o mesmo já não podem dizer o Miguel e o Cerdeira, pois logo no inicio, um desiquilibrio, fê-los ir ver como estava a temperatura da água.
Desembarque efectuado com sucesso, reabastecer o estomago e aí vamos nós para o desafio final...

Começamos mal, muito mal, logo para sairmos da barragem, perdemo-nos umas 3 vezes, mas o pior é que isto aconteceu-nos vezes sem conta durante o percurso, isto porque no briefing, foi-nos dito que teríamos de andar sempre em cima da linha do GPS, mesmo não havendo, caminho, estrada ou trilho, sempre em cima da linha. Ora, nós não somos novatos nesta coisa da navegação de GPS, e sabemos que basta serem gravados num aparelho diferente do nosso, para haver sempre uma margem de erro, de alguns metros, mas foi dado tanto ênfase ao " em cima da linha", que sempre que não estávamos na linha, voltavamos para trás, para ver se havia outra hipótese! Isto fez-nos perder há vontade uns 20 minutos no percurso, soubemos mais tarde que aconteceu o mesmo a quase todos os participantes, e que não era suposto ser assim tão linear!?!?! No final? Obrigadinha, sim?
Mas tirando estes enganos a prova correu bem, não foi feita toda a correr, impossível, tivemos um acumulado de pelo menos 600 metros, foi sempre a subir...
Sempre que estavamos em alcatrão, íamos a correr, no trilho, corríamos a direito e a descer, as subidas eram feitas em passo apressado, pois as inclinações eram mais que muitas, deveríamos ter treinado mais no Monsanto e no Jamor...
Os últimos 2 km, foram uma autêntica escalada, subimos rochas e caminhos de cabras, mas com uma paisagem de cortar a respiração...

Ao final de 4 horas, terminamos a nossa prova, com 16 km de BTT, 7.5 km de canoagem e 11 km de trail !!! e conseguimos o 2º lugar nas equipas mistas, e o 9º na geral, nada mau para primeira participação, hein?
Um sorriso do tamanho do mundo, pelo objectivo superado e com a promessa de que queremos voltar...

Obrigada ao meu Amor, por não me ter acertado com a paguaia, e me ter sempre incentivado a ultrapassar todos os obstáculos, tanto nesta aventura, como em tudo na nossa vida!!!


Apenas temos fotos tiradas pela organização, não quisemos levar a máquina, pois podiamos virar a canoa, e afogar a dita.











sábado, 13 de outubro de 2012






Nada mau, 2º nas duplas mistas, e 9º na geral!!!
Amanhã virão os "perumenores" :)

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

De regresso ao EUL


Como esta semana estivémos de férias, fomos correr na segunda de manhã, e nada melhor do que matar saudades do nosso sitío preferido, o EUL.
Iria ser um treino muito soft, pois no sábado temos a corrida de aventura, e não valia a pena inventar muito.
Estava uma temperatura fantástica, e tenho pena de não poder usufruir deste espaço todas as manhãs, é fabuloso estar ali, e ouvir os passarinhos, sentir os cheiros das árvores e das flores.
Os meus dias de trabalho correriam bem melhor, se pudesse vir aqui dar uma corridinha, logo pela manhã!

Mesmo que neste dia quiséssemos fazer un treino mais intenso, acho que não iria conseguir, dominei bem a respiração, mas as pernas estavam perras.
Fizémos 11 km em 59 m, foi o que se arranjou...

Dados do treino

Kms - 11 km
Tempo - 00.59.41
Calorias - 745

O regresso à Agonia


No domingo lá nos juntámos para mais uma voltinha de BTT, desta vez, o guia iria ser o meu gajo, e a volta, uma velha conhecida, que não fazíamos há uns 2 anos.

Destino: Nossa Senhora da Agonia, ali pertinho da Arruda dos Vinhos...

Esta é a subida da Srª da Agonia

Quando espreitámos à janela, o tempo estava muito farrusco e fazia frio, resultado? Saimos de casa com roupa a mais, apesar das previsões apontarem para 28 graus.
Foi bom quando chegámos ao ponto de partida, e revimos caras, com quem já não pedalávamos há muito tempo.


Ainda juntámos uns quantos pedalantes, éramos 18.

Foi uma volta muito fixe, que espero repetir muito em breve, especialmente porque as inclinações parece que diminuiram, passados estes anos, e aquilo que anteriormente, custava horrores a fazer (às vezes nem fazia), hoje é bem mais fácil...Mal seria se assim não fosse :(




Em plena ultrapassagem de obstáculos,lol

Estes eram uns degraus já meus conhecidos, nem sempre os fiz...

Não houve problemas de maior, apenas o Zé Barbeiro deu uma queda, ligeira (acho que foi só para se fazer à foto), e tirando o cansaço de alguns pedalantes, que não têm tirado o rabo da cama aos domingos, chegámos a casa com 62 km e 1100 de acumulado, e claro com um sorriso de orelha a orelha...







terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sábado 6/10/2012



Finalmente consegui chegar com o grupo da frente !!!

Como vem sendo hábito nos últimos dias, lá fomos nós fazer o nosso treino, com a malta da Pro Runner.
Como o Jaime tinha pedalado no dia anterior, resolvemos que hoje, iriamos no grupo intermédio, para as pernas estarem fresquinhas para a bike, no dia seguinte.
Depois de um bom aquecimento, dado pela simpática Meire Cezário, (esposa do Prof. António), lá seguimos nós para os 10 km da praxe.
Como o António não estava, o guia do grupo da frente iria ser o Flávio (acho que é nome correcto,lol), que nos disse no inicio, que iria correr a 5.30, fiquei logo toda contente, pois pensei, 5.30, é mais ou menos o ritmo que costumo correr, confortável :) talvez os consiga acompanhar :)
E lá fomos, sempre junto a este grupo até bem depois da viragem, mas sempre abaixo dos 5 por minuto, então e onde estavam os 5.30 ?
Nesta altura já me estava a deixar ficar para trás, mas o meu querido gajo, sempre atento, lá me deu um puxão de orelhas, e obrigou-me a seguir com eles.
Na recta final ainda fizémos umas quantas séries, que me souberam pela vida, nunca tinha feito séries em grupo, e é muito mais divertido, e parece menos sofrido...

No final mais uma aula de alongamentos, dentro da loja...

Fantástica iniciativa, desta loja, onde no final de cada corrida ainda temos águas e fruta à nossa disposição...

Experimentem, existem sempre 3 grupos e ninguém fica para trás...


Dados do treino

Km 10.60
Tempo 00.54 m
Calorias 717

sábado, 6 de outubro de 2012

É para isto que estamos a treinar...




15.5 Km a pedalar



5 Km a remar




7.5km de trail running


E é já no próximo sábado :)





A  minha semana

Na segunda feira, fomos fazer um treino bem calminho, com a Nucha e o Miguel, os rapazes deram mais uma volta que nós, que fomos na palheta o tempo todo, é uma forma de treino diferente, mas que também faz falta :)

Corremos no parque da cidade de Loures, onde cada volta tem 1 km, é um bocado chato, especialmente se formos sozinhos, mas com companhia até se faz bem.

Os dados do treino:

5.6 km
34m.04s
6.03 min
379 calorias

Na quarta, rumámos mais uma vez em direcção à Pro Runner, que para este mês tem novos horários





Neste dia, o Professor António Nascimento, colocou-nos a fazer uns exercícios de força, daqueles que tanta falta nos fazem, alguns já conhecíamos, outros vão passar a fazer parte do nosso plano, garantidamente.
Como fizémos estes exercicíos, o treino foi apenas de 5 km, com as divisões do costume. Aguentei com o grupo da frente até para aí ao km 3, mas aqueles "animais" correm abaixo dos 4.30 ;), é demais para mim...
O meu gajo lá se aguentou, e a mim soube-me muito bem chegar ao final e receber os parabéns, pois cheguei para aí com uma diferença de 2m, depois deles, muito bom.

Os dados do treino:

6.03 Km
31m.37s
5.00 min
426 calorias

Claro que depois deste treino, ainda houve treino de BTT , ou não fosse quarta feira...







quinta-feira, 4 de outubro de 2012






A ideia era actualizar aqui o estaminé, com os treinos da semana, mas o sono tomou conta de mim.
E como amanhã para mim, é dia de trabalho, vou fazer a vontade ao corpinho, e amanhã trato das actualizações!


Tenham um boa noite

terça-feira, 2 de outubro de 2012